Cozinha do Amor

Comida caseira do dia-a-dia de uma família.


Entre, fique a vontade, leia, pesquise, sugira, questione, mande suas receitas, cozinhe e sirva com amor!

segunda-feira, 9 de julho de 2012

Caldo de Carne Caseiro


Esta receita é muito simples considerando os benefícios tantos de não consumirmos os caldos industrializados, começando pela nossa saúde, passando pelo bolso , resultando num produto feito por você com especial amor a sua família, quer melhor sabor que este?


Para começar, compre uma carne fresca de preferência, mas também pode ser congelada. E aí estão os ingredientes que você vai precisar.


1 corte de carne ( costela, músculo, acém ou outra de preferência com ossos- eles dão muito mais sabor a caldos, molhos e sopas!)
Sal e Pimenta-do-reino a seu gosto
2 dentes de alho amassados ou ralados no ralo fino
1 cebola grande picada
1 xícara de cebolinho picado
1 xícara de coentro picado ( quem preferir pode usar salsinha)
3 colheres de sopa de pimentão picadinho
1 colher de sopa de azeite de oliva extra virgem


Tempere a carne com antecedência. O mais indicado é na noite anterior ao preparo, mas se você não puder, deixe pelo menos 1 hora nos temperos.


Você vai temperar a carne com sal, pimenta-do-reino, alho e cebola, coentro, cebolinho e pimentão .


Leve a carne a panela de pressão com os temperos da marinada e refogue no azeite pra tomar o gosto, mantenha no fogo bem baixo e vá refogando, você vai ver que a carne vai começar soltando seus líquidos, assim como as verduras que você usou na marinada. Adicione então, 5 xícaras de água por quilo de carne, tampe a panela e deixe no fogo médio. Quando a panela começar a chiar, marque 20 minutos e depois desligue o fogo.


Retire a carne da panela e reserve. Publico uma receita especialmente  pra esta carne depois. Enquanto isso você pode usá-la como quiser, assada no forno, de molho.


Está pronto seu caldo de carne caseiro para você usar em sopas, molhos, arroz, carnes, frangos, etc.


Este caldo fica fresco, na geladeira, por 5 dias. Se você trabalha fora e não tem tempo de ficar na cozinha, esta opção vai economizar seu tempo cuidando da sua saúde e a da sua família. Pode ser também congelado, e então dura mais, porém nunca deixei mais que 30 dias.


Olha o caldo aí.




Bons fluidos pra você!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário